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terça-feira, julho 25, 2006

Acessibilidade Digital

Quarta-feira, dia 26/07 estarei trabalhando no curso de pós-graduação em Educação Especial com a disciplina: "Acessibilidade Digital".
Visando despertar o interesse dos alunos pelo tema Inclusão Digital e Acessibilidade, entregarei um texto para leitura e debate buscando perceber o que elas sabem sobre o tema e quais os assuntos que lhes disperta maior interrese.
Reflexão: A educação formal é um ambiente favorável à inclusão digital. A escola faz parte da comunidade e sofre influência da educação informal, por isso não podemos separar as duas realidades. É preciso pensar a inclusão digital no âmbito da educação formal, considerando os vários atores envolvidos: professores, alunos, especialistas e comunidade. Não é apenas o ensino de informática na escola, muito menos se restringe a simples acesso a computadores. Envolve a tarefa de repensar a inserção das TIC no processo de construção de conhecimento através de acesso, colaboração, comunicação, representação e autoria.
Autonomia do aprendizado significa o aprendizado que ocorre por iniciativa de quem aprende, sem que ele seja obrigado a recorrer à escola ou a outras instituições de ensino. As TIC facilitam a aprendizagem autônoma, isto é,as pessoas aprendem e adquirem autonomia no aprender. A inclusão digital, em função das posibilidades que oferece às pessoas portadoras de deficiência, tem uma importância maior para essas do que para as demais. Acesso deve ser compreendido não como o acesso à rede de informações, mas também a equipamentos e programas adequados, e ainda como a eliminação de barreiras arquitetônicas, de comunicação e de acesso físico.

quarta-feira, julho 19, 2006

Reflexões

Lendo o texto, conteúdos: Para que? Porque? e outros escritos sobre currículo , trouxe para este espaço uma pequena reflexão sobre grade curricular .
Pensar em grade curricular nos remete a pensar "se ninguém gosta de grades, quem se dispõe a romper com aquelas que freiam o currículo"?
As grades incomodam em qualquer espaço social, pois elas significam de alguma maneira uma redução de nossa liberdade implicando em limitações. É bem o caso quando isolamos saberes, dentro de disciplinas definidas. Neste caso, o currículo é visto como sinônimo de um conjunto de conhecimentos determinados, que se enquadram em disciplinas "cientificamente" predefinidas e delimitadoras de tudo que será ou não vivido por estudantes. Quando se ópta por trabalhar com projetos de aprendizagem tem-se a oportunidade de fugir da idéia de seguir sequência de conteúdo/grade curricular.
A organização curricular por meio de PA propicia estratégias para trabalhar com o conhecimento escolar, dispondo os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que se organizam no cotidiano dos alunos. Facilitando a construção de seus conhecimentos e o tratamento da informação procedentes dos diferentes saberes em conhecimento próprio.
Neste sentido a prática pedagógica passa a ser planejada a partir dos interesses e necessidades dos alunos.
É salutar discutir a flexibilização do currículo como forma de possibilitar aprendizagens que venham de encontro aos os interesses dos alunos, tendo como valor principal a participação dos envolvidos. Neste sentido, torna-se necessário mudanças metodológicas, tais como: trabalho cooperativo entre professores, expansão da idéia de aula e de sala de aula.

sábado, julho 15, 2006

Relato



"Vocês tem de pensar no que querem obter com sua pesquisa. Relacionem tudo que sabem sobre o assunto. Levantem hipóteses a partir do conhecimento de senso comum. As hipóteses somente aparecem a partir de algum conhecimento sobre o assunto, e elas podem ser confirmadas ou negadas".
Com essa informação a professora Beatriz nos iniciou no trabalho de pesquisadores.
Trabalho com o tema "Substâncias Psicoativas": por que algumas pessoas tornam-se dependentes de substâncias psicoativas e outras não"? Elaboramos as listas de nossas certezas provisórias e dúvidas temporárias.
Conversando com meu esposo que toma calmantes há 20 anos, coloquei que estou entendendo melhor do assunto graças ao estudo junto as bibliografias que estou encontrando.
"Estou realmente interessada que você se cure", disse-lhe.
Ele respondeu-me um tanto zangado: "eu também estou muito interessado, porém é preciso mais que interesse. Saber como uma pessoa fica dependente pode ser importante, porém seguir um caminho seguro que leve à cura é o que realmente importa."
Compreendi seu ponto de vista.
Uma vez que tenhamos finalizado a primeira etapa de nossa pesquisa, iremos avançar no estudo das terapias e tratamentos.
Nosso endereço do projeto: http://www.proavirtuag10.pbwiki.com/

quarta-feira, julho 12, 2006

Experiências


Esta é a primeira vez que experiencio o trabalho com Projeto de Aprendizagem. Minhas convicções de como ser uma boa professora e de como ministrar um conteúdo com eficiência foram quebradas. Quando, na condição de aluna, foi apresentado a proposta do trabalho com PA fiquei interessantíssima pelo assunto. A experiência em realizar um projeto, usando esta proposta, está sendo gratificante. Faz-me lembrar da máxima que diz: "APRENDEMOS A FAZER FAZENDO".
Os professores que trabalharam no módulo presencial na cidade de Jaraguá do sul foram muito felizes quando iniciaram o projeto pedindo que pensássemos em perguntas que despertassem interesse. Na oportunidade foram levantadas perguntas como:
Por que o navio não afunda?
Como o avião se sustenta no ar?
De onde vem a energia elétrica
Como as ondas se formam?
Como forma o sal no mar?
Após escrever as indagações no quadro negro, os professores comentaram as idéias do grupo dizendo: que as perguntas retratavam o tipo de escola que nos formou e não nos preparou para compreender questões básicas do dia-a-dia. Percebi que os conhecimentos adquiridos não são suficientes para compreender o mundo a nossa volta. Esta experiência proporcionou-me diversas reflexões com relação à escola e à prática pedagógica.
A proposta de trabalho que privilegia questões de investigação, que nascem dos interesses e necessidades dos alunos, é sem dúvida mais produtiva, motivadora e desafiadora.
Trabalhando no projeto "Substâncias Psicoativas", percebo o quanto de conhecimento já adquiri através da pesquisa e das trocas de informações com minha colega de equipe. Partilhamos dúvidas, socializamos novos materiais e traçamos rumos para outras investigações. As trocas são intensas, os professores nos orientam mostrando caminhos, apontando possibilidades e oportunisando reflexões sobre nossas construções durante a pesquisa para que não nos desviemos do foco.
A aplicação das idéias e a organização desse trabalho nos possibilitam construir conhecimentos. A partir das interações com nossos colegas e professores, tornamo-nos verdadeiros pesquisadores (cientistas autônomos) e ativos, dentro de um espírito de cooperação e respeito mútuo.
Essas experiências mudaram meu planejamento, estou revendo minha prática pedagógica e meus métodos de trabalhar com o conhecimento sistematizado.

Inclusão das Professoras


Estou ministrando o curso do programa Salto para o Fututo - Série: Novas Formas de Aprendizagem. Nesta oportunidade estudamos conteúdos referentes a utilização do blog . As professoras cursistas aproveitaram para construir um texto coletivo e deixaram um recado para quem visita este espaço.
No dia de ontem com a orientação da nossa querida professora Suênia, nós alunos,do Salto para o Futuro tivemos uma experiência até então desconhecida por nós professoras.
Conhecer o blogger é tudo de bom! Esse espaço permite além de partilhar idéias, também o texto escrito, permiando a interação no meio social da internet, desmistificando o "preconceito" que pessoas com uma certa idade não estão na onda. Nós professoras, estamos dando um salto para o futuro nos preparando para conectarmos com toda a galera que acessa a internet.
Foi uma experiência inovadora que nos mostrou a diversidade de utilidades que o computador pode nos trazer. Sobretudo na educação onde podemos utilizar ferramentas como esta para tornar nossas aulas mais interessantes.

segunda-feira, julho 10, 2006

APRENDIZAGEM POR PROJETO

quinta-feira, julho 06, 2006

Salto para o Futuro


Divido uma experiência com quem visita este espaço.

Na próxima semana estarei trabalhando com os professores da educação básica a série do Programa Salto para o Futuro: Novas Formas de Aprender: Comunidade de Aprendizagem. Para minha surpresa, a procura pelo curso foi maior do que o número de vagas oferecidas. Este fato me levou a indagar os professores que não conseguiram inscrição e demonstraram decepção, por que queriam tanto participar desta série. Grande parte dos professores responderam: Tinham expectativas de aprender formas diferentes de trabalhar na sala de aula, falaram que o título da série era interessante e atual. Outros ainda disseram que queriam participar por ser um assunto importante para os professores, e tinham expectativa de aprender formas mais interessantes para ensinar pois a falta de tempo, devido a carga horária intensa e o baixo salário não permitiam a participação em cursos especializados.
Analisando as respostas e refletindo as diversas falas onde dizem: Os professores não querem mudar, são acomodados, tem medo de romper com o tradicional, não atualizam-se porque não querem etc, percebo que a realidade não é bem essa. Há um grupo de professores cedentes por capacitação, em atualizar a prática pedagógica. Porém , o que notamos é que os professores não dispõem de materiais adequados para o trabalho e os sistemas educacionais não oferecem formação contínua fazendo com que os docentes revejam sua formação e atuação pedagógica. O que vocês pensam?

segunda-feira, julho 03, 2006

Multiplicar Conhecimentos

Multiplicar conhecimentos = estar de bem com a vida!
Junto ao que fazemos está implícita a missão de servir.

Hoje pela manhã, trabalhei com as professoras do Departamento de Ensino da Gerência de Itajaí, um pouco do que estamos aprendendo no curso de Especialização em Tecnologias. Estudamos detalhadamente o Blog, lemos todas as informações das páginas, teorizamos sobre a utilização desta ferramenta na escola, em seguida todas criaram seu blog. Aí o baile começou: - Su me ajuda... Su vem aqui... Su já fiz... Para onde vou agora? O meu não apareceu... espera estou na classe de aceleração!
Sem contar quem chegou mais tarde e quis iniciar o processo. Foi me dando um calorão, que tirei até a meia. Também, para quem está engatinhando de repente querer dar um passo deste tamanho! Mas um pouco de sufoco e comecei a escutar: Que lindo! Que beleza! Agora o meu deu, Su consegui e assim fomos até perto das treze horas.
Conclusão: todas criaram seu blog, editaram dois textos, colaram figuras, fizeram comentários no blog das colegas e ainda combinaram de uma vez por semana escrever sobre o tema: "Jornal na Escola". Todas pareciam crianças descobrindo um brinquedo novo. Saí da sala muito feliz por ter multiplicado o conhecimento que adquiri através dos professores do Curso de Especialisação.

sábado, julho 01, 2006

TERRA AMADA


Nossos amigos estão orando em verde e amarelo, esperando a vitória do Brasil. Aqui em Balneário Camboriú é grande a expectatriva pelo jogo de Brasil x França. Pela manhã aconteceu um desfile de carros enfeitados, percebi também, um vai pra lá vem pra cá de pessoas vestindo camisetas nas cores verde e amarela, outras carregamdo a nossa bandeira pelas mãos . Esta fantástica manifestação testemunha o amor por esta terra amada, BRASIL.