Pages

sábado, março 17, 2007

Questões de Investigação








Turma do 5º ano






Questões de investigação formuladas pelos alunos

1- Por que nosso planeta está esquentando?
2 – De onde vem a água?
3-Como está dividido o cérebro humano e quais suas principais funções?
4- De que é feito o Planeta Júpiter?
5 – Como é formado o corpo humano?
6 - Quais as espécies de animais brasileiros que estão ameaçadas de extinção?
7 – Quais as doenças que mais atacam os cachorros?
8 – Quais os predadores do leão?
9 - Como os cientistas transformam o veneno de cobra em soro anti-veneno?
10 – De que é feito o fósforo?
11 – Como é a cultura de Santa Catarina?
12 - Como e por que o avião voa?
13 - Como surgiram os números?
14- O que acontece com o nosso cérebro quando estamos dormindo?
15 – Como é feito o sal?
16 - Por que o mar é salgado?
17 – O que é energia elétrica?
18 - Como são formadas as areias?
19 – Como a prancha de surf flutua na água?
20 – Como é feito o papel?

quarta-feira, março 14, 2007

Prática na escola/2







Primeiro encontro com os alunos do Centro Educacional Ariribá.




Conforme foi combinado com a professora Mariza, hoje iniciei o Projeto de Aprendizagem com a turma do 5º ano. Fui apresentada aos alunos pela diretora da escola, que rapidamente explicou o trabalho que eu estaria desenvolvendo e solicitou a colaboração de todos. Em seguida conversei um pouco com eles sanei algumas dúvidas e perguntei quem sabia usar o computador, 90% responderam afirmativamente. Quem tinha computador em casa, 99% também responderam afirmativamente e ainda acrescentaram que tinham MSN e orkut . Depois contei rapidamente a historinha do patinho amarelinho, fazendo um paralelo entre a ansiedade do patinho em fazer novas descobertas com as possíveis curiosidades deles. Então indaguei: Quais são as suas curiosidades? O que vocês gostariam de descobrir para contar para seus amigos no MSN? Se vocês pudessem escolher alguns assuntos para estudar, quais eriam? As perguntas começaram a pipocar até ao ponto de eu dizer que estava bom. Todas as perguntas foram registradas no quadro. Expliquei que os assuntos registrados seriam questões para pesquisar, que deveriam escolher uma pergunta e somente dois ou três alunos poderiam escolher o mesmo assunto. Os grupos foram surgindo, ficando assim: 1- Aquecimento Global, 2- Cérebro Humano, 3- Planeta Júpiter, 4- Animais em Extinção, 5- Veneno de Cobra, 6- Avião, 7- Surgimento dos números, 8- Água salgada, 9- Formação da areia . Formadas as equipes, solicitei que juntassem as carteiras e que relacionassem as certezas provisórias e as dúvidas temporárias. Neste instante um aluno perguntou: Precisamos escrever o objetivo do projeto? A professora Mariza logo respondeu: O projeto que a professora Suênia está desenvolvendo é diferente do nosso projeto, portanto não precisam escrever o objetivo. Ainda solicitou aos alunos que registrassem as atividades do jeito que estavam acostumados a fazer e escreveu no quadro a forma como deveria ficarno caderno: Data, (pular uma linha), Projeto de Aprendizagem, (pular uma linha), Questão de investigação, (pular uma linha), Certezas Provisórias, (pular dez linhas) e Dúvidas Temporárias. Fiquei calada, achei que não deveria intervir na organização estabelecida por ela. As equipes iniciaram o levantamento das certezas e dúvidas, porém fomos interrompidos pela professora que anunciou o recreio. Combinamos em continuar esta atividade na próxima 4ª feira.
Constatei que a professora estava muito preocupada com o horário e com as atividades programadas para o dia, por outro lado, os alunos estavam motivados, atentos, participativos e ainda me perguntaram se já poderiam iniciar a pesquisa. Valeu!






terça-feira, março 13, 2007

Prática na Escola/ 1



Primeira reunião de planejamento.

Hoje realizamos a primeira reunião de planejamento. Na oportunidade contamos com a presença dos professores parceiros: Professor de informática, Raul Alessandro Ferroni Rivas e a professora da turma, Mariza Terezinha Thiel Alves da silva( de roupa azul). Também participaram desta reunião a orientadora e supervisora do Centro Educacional Ariribá. Iniciamos o trabalho pontuando questões sobre projeto de ensino e projeto de aprendizagem. A professora da turma fez diversos questionamentos a partir das leituras dos textos que disponibilizei no primeiro encontro, e mostrou-se muito preocupada com o tempo, pois segundo ela teria muito conteúdo para cumprir, já que os alunos estariam desenvolvendo um projeto fora da grade curricular. A orientadora interviu dizendo que ela deveria trabalhar com os conteúdos mais significativos e que durante a construção do PA a turma já estaria com certeza, vendo alguns conteúdos programados. A supervisora falou: o mais importante é os alunos adquirirem os conhecimentos necessários, e acredito que o PA irá contribuir muito para a aprendizagem dos pequenos. Em seguida a professora perguntou qual era meu objetivo com a turma. Expliquei mais uma vez que durante o desenvolvimento do PA estaria coletando dados para a monografia. A professora achou muito interessante a proposta do trabalho e argumentou que seus alunos adoram ir para a sala informatizada e que eles se relacionam muito bem com o professor de informática. Observou ainda, que eu estaria levando uma novidade para a turma e com ela ficaria o trabalho tradicional. Exclamei que o trabalho é de parceria e precisaria da presença dela o tempo todo e quem estaria proporcionando esse espaço para eles é ela, abrindo espaço para o desenvolvimento do PA. Sanadas todas as dúvidas iniciamos o planejamento dos encontros. O professor de informática ressaltou que todas as turmas usam com freqüência o laboratório de informática e que haveria necessidade de negociar e replanejar algumas datas, pois os horários já estariam agendados . Fizemos alguns ajustes e fechamos dois encontros por semana, com duração de 02h: 30 min. Somando um total de 05h:00min semanais. Na oportunidade entreguei o CD com o programa CmapTool para o professor de informática instalar nos computadores. Continuamos a reunião planejando o primeiro encontro com os alunos. Combinamos que na quarta feira, dia 14/03 começaremos o trabalho. As carteiras serão dispostas em círculo, irei apresentar-me, falar sobre o desenvolvimento do trabalho e contar a historinha do Patinho Amarelinho. Essa historinha narra a aventura de um pato muito esperto e curioso, que sai de casa para fazer descobertas. Durante a viagem vai conquistando parceiros que o ajudam a buscar respostas para suas dúvidas etc. A partir da história vou perguntar: quem tem alguma coisa que queira descobrir? E assim dar início as questões de investigação, utilizando à mesma dinâmica aplicada pelos professores desta capacitação, quando do encontro presencial na cidade de Jaraguá do Sul.

quinta-feira, março 08, 2007

Retorno



Balneário Camboriú

Depois de merecidas férias estamos de volta. Confesso que senti falta das atividades e das trocas com nosso seleto grupo de professores.
Atendendo aos encaminhamentos desta segunda fase do curso, fui até ao Centro Educacional Ariribá (escola modelo de Balneário Camboriú), para planejar as atividades que irei realizar com os alunos do 5ºano (4ª série). Na oportunidade conversei com a diretora, supervisora e orientadora da escola sobre o trabalho a ser desenvolvido . Trocamos informações sobre o ensino com projeto e pontuei a diferença entre projeto de ensino e projeto de aprendizagem. Lemos um pequeno resumo sobre trabalho com PA, fizemos outras considerações e marcamos uma segunda reunião, onde vão estar presente a professora da turma e o professor de informática. Percebi que elas compreenderam o trabalho e que vão ser parceiras nesta caminhada.