Pages

domingo, agosto 05, 2007

Blog na Escola



Olá pessoal!


VOCÊS ENTRARAM NO MUNDO DOS BLOGS!!!


Seja bem vindo a OFICINA DO BLOG.

Vamos ler um pouco sobre os blogs e refletir sobre seu uso na educação!

Este é um espaço especialmente criado para as pessoas interessadas em utilizar os Blogs como ferramenta pedagógica.
Vamos refletir um pouco sobre sua utilidade e como podemos transformá-lo em um recurso para nossas salas de aula e laboratórios de Informática.

Como, nós, educadores, podemos usar esse novo suporte de informação para alcançar nossos objetivos dentro de um processo de aprendizagem?

Blog: diário de aprendizagem na rede


Como recurso de aprendizagem, o blog ainda é novidade, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários. "É uma maneira diferente de divulgar projetos ou concluí-los, com a vantagem de permitir a interatividade", afirma Rosália Lacerda, coordenadora do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os professores acompanham e orientam as pesquisas: "Estou aprendendo junto com a turma a utilizar o blog", conta a professora de Geografia da Edilson Duarte, Mírian Coroados Santos Silva, que desenvolveu o trabalho sobre ambientes naturais.
Ao montar um blog com os alunos, prepare-se para enfrentar um dilema: corrigir ou não a grafia das palavras. Quando começaram a se comunicar via internet, os adolescentes criaram um código bastante particular, caracterizado por abreviações (beleza é blz; por que, por quê, porque, porquê viram pq; tudo é td) e pela invenção de novas formas de escrever velhos termos (não é naum e falou é falow).



http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/173_jun04/html/blog

De sua opinião: Deixe aqui as suas idéias:

sábado, agosto 04, 2007