Pages

sexta-feira, junho 16, 2006

Conversa de Piriquito


Hoje tirei a tarde par enviar recadinhos para a turma. Estou lendo muito, sinto que está faltando algo. Tenho dúvidas se estou no trilho certo. Quero acertar! No fòrum encontro dificuldades para participar,as páginas demoram muito para abrir. Não trabalhei no projeto porque não encontrei o caminho. Socorro. Até meu piriquito anda meio calado, Ele me olha eu olho para ele e as dúvidas continuam.
Quanto aos textos enviados pela professora Bea, me fizeram recordar a fala de um professor: - o problema da escola está nos alunos que não querem ficar na sala de aula , estão desmotivados. Eles querem estar em qualquer lugar menos na sala etc. Concordo com o professor, mas é urgente encontrar uma alternativa para os problemas .Precisamos oferecer aos nossos alunos escola de qualidade, atualisada, com propostas pedagógicas renovadas, que integre as expectativas dos alunos com as dos professores. Escola é lugar de troca de conhecimento e não somente de informação. Como escreveram as professoras Beatriz e Iris, "Se tomássemos em consideração as informações que já temos sobre como as crianças e nós mesmo aprendemos, deveríamos pensar em criar ambientes abertos à exploração e interações, onde os alunos pudessem alimentar seus interesses e curiosidades, efetuar escolhas e ter o tempo necessário para experimentações. Ambientes onde há"lugar" para atividades definidas pelo próprio aprendiz de modo que este possa sentir-se relativamente livre para construir e para reinventar, para manifestar o mundo a sua volta". Numa escola assim será que os alunos vão querer ficar?

3 comentários:

Fernanda Bizarri disse...

Olá Suênia,

Quanto a contiunuidade dos projetos, estamos tbém um pouco confusos em como encontrar caminhos para registrar no wiki, tendo a concordância de todos no grupo. Até agora não deu para registrar nenhuma informação nova. Realizamos pesquisas no google e repassamos aos nossos colegas de grupo.
Seu periquito é lindo...
Beijocas

Iris disse...

Olá, Suênia

Coloquei todos os projetos na barra do blog do curso. Especialização em .... Além disso, chegas ao espaço do teu projeto pelo eproinfo, via Turma PROA 1/ Projeto Grupo/ Pesquisa Geral. Clicando no título do teu projeto chegas até a página com o link para ele.
Abra@os, Iris

Beatriz disse...

Suênia querida, será que eles ficam? E tu? Como te sentes? Tens desejado sair do curso?
As respostas estarão dentro das nossas ações do curso. Como achá-las? Cada um vai achar as suas. Dai a importância de darmos chance para que eles busquem respostas ás suas perguntas. Como? Dando espaço para eles perguntarem, ouvidos para os escutarmos e desafios para os apoiarmos. Que te parece?
Ah!! Avisa teu periquito que tu estás em "estado profundo de aprendizagem" e que,quando a gente está assim, fica voltada para dentro,buscando entender o interno.:-))
Um abração e obrigada. Está sendo ótimo trabalhar com vocês.
Bea