Pages

quarta-feira, março 14, 2007

Prática na escola/2







Primeiro encontro com os alunos do Centro Educacional Ariribá.




Conforme foi combinado com a professora Mariza, hoje iniciei o Projeto de Aprendizagem com a turma do 5º ano. Fui apresentada aos alunos pela diretora da escola, que rapidamente explicou o trabalho que eu estaria desenvolvendo e solicitou a colaboração de todos. Em seguida conversei um pouco com eles sanei algumas dúvidas e perguntei quem sabia usar o computador, 90% responderam afirmativamente. Quem tinha computador em casa, 99% também responderam afirmativamente e ainda acrescentaram que tinham MSN e orkut . Depois contei rapidamente a historinha do patinho amarelinho, fazendo um paralelo entre a ansiedade do patinho em fazer novas descobertas com as possíveis curiosidades deles. Então indaguei: Quais são as suas curiosidades? O que vocês gostariam de descobrir para contar para seus amigos no MSN? Se vocês pudessem escolher alguns assuntos para estudar, quais eriam? As perguntas começaram a pipocar até ao ponto de eu dizer que estava bom. Todas as perguntas foram registradas no quadro. Expliquei que os assuntos registrados seriam questões para pesquisar, que deveriam escolher uma pergunta e somente dois ou três alunos poderiam escolher o mesmo assunto. Os grupos foram surgindo, ficando assim: 1- Aquecimento Global, 2- Cérebro Humano, 3- Planeta Júpiter, 4- Animais em Extinção, 5- Veneno de Cobra, 6- Avião, 7- Surgimento dos números, 8- Água salgada, 9- Formação da areia . Formadas as equipes, solicitei que juntassem as carteiras e que relacionassem as certezas provisórias e as dúvidas temporárias. Neste instante um aluno perguntou: Precisamos escrever o objetivo do projeto? A professora Mariza logo respondeu: O projeto que a professora Suênia está desenvolvendo é diferente do nosso projeto, portanto não precisam escrever o objetivo. Ainda solicitou aos alunos que registrassem as atividades do jeito que estavam acostumados a fazer e escreveu no quadro a forma como deveria ficarno caderno: Data, (pular uma linha), Projeto de Aprendizagem, (pular uma linha), Questão de investigação, (pular uma linha), Certezas Provisórias, (pular dez linhas) e Dúvidas Temporárias. Fiquei calada, achei que não deveria intervir na organização estabelecida por ela. As equipes iniciaram o levantamento das certezas e dúvidas, porém fomos interrompidos pela professora que anunciou o recreio. Combinamos em continuar esta atividade na próxima 4ª feira.
Constatei que a professora estava muito preocupada com o horário e com as atividades programadas para o dia, por outro lado, os alunos estavam motivados, atentos, participativos e ainda me perguntaram se já poderiam iniciar a pesquisa. Valeu!






1 comentários:

Raquel Marques Pereira disse...

Muito legal teu projeto na Escola Ariribá, mais uma vez parabéns. Coloquei um link do teu blog no www.projetosdeprofessores.blogspot.com Abração