Pages

terça-feira, janeiro 01, 2008

Educação e Tecnologia: Boas Vindas!!!


NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÂO


Sejam bem-vindos!

Estamos vivendo em um mundo em constantes mudanças. Essas mudanças foram aceleradas nos últimos dez anos, principalmente pelos avanços científicos e tecnológicos que, juntamente com as transformações sociais e econômicas, revolucionaram as formas como nos comunicamos, nos relacionamos com as pessoas, os objetos e com o mundo ao redor. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras, o mundo ficou globalizado. As novas mídias e tecnologias estão relacionadas com todas essas transformações.

A utilização dos diversos meios de comunicação dentro de sala de aula se faz cada vez mais necessária para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interessante e dinâmico.
O objetivo principal desta disciplina é dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e assim motivar e despertar a vontade de aprender nos alunos.
Sua dedicação e participação constante nas atividades propostas serão essenciais para o aproveitamento completo. Contamos com seu empenho e entusiasmo para, juntos, desenvolvermos uma pratica pedagógica exemplar.
Vamos iniciar nossa trajetória conhecendo o que são mídias e tecnologias e seu papel na educação, mas para isso será necessário que todos tenham um blog. Este será nosso ambiente de aprendizagem. Nele postaremos textos e faremos nossas atividades.
Desafio
1- criar um e-mail no gmail;
2- No gmail fazer lista de contatos;
3- Criar um blog;
4- Visitar os sites a baixo , em seguida fazer um post com o título: Blog como Ferramenta Pedagógica. Colar os endereços no post.

15 comentários:

posgraduaçao disse...

atraves da tecnologia digital estamos inseridos no mundo de hoje e isso nos da a vantagem de termos em maos todo e qualquer tipo e forma de conhecimento do mundo cientifio.

Prof. Oz disse...

BLOGS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA




No mundo virtual, dominado por nossos alunos existe uma ferramenta cujo destaca-se a leitura, a criatividade, a escrita, a observação e criticidade condensada a democracia, os BLOGS.
Esta ferramenta pode e deve ser repensada pelos docentes como mecanismo de incentivo ao conhecimento.
Precisamos desmistificar este mundo e incorpora-lo ao processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que o mesmo se torne presente em todos os momentos, de forma util e agradavel.

Giovana Costa disse...

Com toda a certeza, no mundo de hoje, fica cada vez mais difícil não se envolver no mundo virtual, além de ser uma diversão é principalmente um meio de educação. È importante fixar que é para todos. Com a tecnologia a nossa disposição fica cada vez mais fácil aprender. Usar a tecnologia a nosso favor e em favor dos alunos, é para o professor um desafio muito divertido.

maya disse...

COMENTARIO

É de conhecimento de todos que a tecnologia trouxe uma grande mudança na vida da geração atual. Com isso fica cada vez mais claro a necessidade do reconhecimento por parte da educação o quanto da importancia da tecnologia no meio escolar.
Penso que professores e alunos tem a obrigação de se inteirar da mesma, podendo fazer uso para o bom andamento de suas aulas.

Prof. Oz disse...

Cade o resto daqueles malas da Pós???

Até parece brincadeira!!!!

Será que ninguem leva isso a sério?

Delvaine Pussinini disse...

sobre esse tema,o professor sendo preparado se transforma nun mediador entre conhecimento e uso de novas tecnologias de ensino. por que as tecnologias por si só nao representam nada, elas precisam de alguem preparado para transformar sua força em verdadeira ferramenta de ensinar e aprender.

Delvaine Pussinini

historiadorasonia disse...

Oi.Suênia, tudo bem. Para cumprir a tarefa, gostaria de fazê-la com uma reflexão: Os cinco macacos.
"Contam que um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para apanhar bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, osoutros o enchiam de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subiamais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que elefez foi subir na escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo na~mais subia a escada.
Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.
Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...""
Penso que as coisas não podem
e nem devem ser iguais para sempre. /existirá uma maneira de fazer melhor sempre. Um abraço Sônia Maria Antomiacomi. E.E.B. Alexandre G. Figueredo - Bal. PIçarras - SC.

historiadorasonia disse...

Oi. Suêmia. Ficamos ansiosos para poder colocar em prática tudo o que aprendemos, pois essas mudanças deixam os alunos ansiosos e nós também. Mudar a prática pedagógica é tão bom, pois vemos que os alunos sentem e necessitam estas mudanças. Tudo muda, porque não mudar também a educação.Gostei muito do curso, foi bastante produtivo.
Elzi Clara Lehmann Custódio de Oliveira - E.E. B. Alexandre G. Figueredo. Ba. Piçarras - SC.

Clayr disse...

Oi Su!
Como vai?
Aqui estamos todos bom e envolvidos na tarefa de casa.
Mil beijocas e até 2ª feira,
da aluna Clayr

francy disse...

Ola Suenia..
como vai vc?
quero que saibas que o curso foi muito bom e nos deu um novo animo para trabalhar...
estamos nos sentindo mais atualizados, mais moderno...hahahah!!!
na verdade precisariamos de mais tempo para aprendermos mais, mas ja valew...
muito obrigada por tudo e ate segunda.
beijos Franciny

Profª Tânia disse...

Suenia,
Graças às dicas fornecidas no curso agora posso usar a tecnologia na pratica pedagogica. Basta um clique e estamos no espaço virtual.
Tania

Marlic disse...

Suenia,
Quando nos inscrevemos para o curso nao tinhamos ideias de coisas que irianos aprender... Acredito que foi muito util, nao so para mim, como para os demais professores de nossa escola...
Agora temos mais uma ferramenta para tornar nossas aulas mais straentes e eficazes.
Muito obrigada!!!
Marli

prof.ana disse...

Suenia,
o curso foi de grande valia.
espero que possamos usufruir da tecnologia para tornar nossas aulas mais dinamicas e prazerosas.
um abraço e ate segunda.
Ana

Jura disse...

francyprofessora.blogspot.com
juraprof.blogspot.com
marlic38.blogspot.com
clayrsarita.blogspot.com
osma-osma.blogspot.com

profrui disse...

Profa. Suênia,
Hoje à noite, dia 26, estou aqui na AVANTIS, tentando acessar e entender o funcionamento do BLOG.
É muito importante que entendamos o funcionamento e uso das tecnologias na educação, para que possamos melhorar nosso aprendizado e disto resultar um trabalho mais eficiente com nossos alunos nos cursos na modalidade EAD da UNIASSELVI.
Prof. Rui