Pages

quarta-feira, junho 08, 2011

Dissertação de mestrado

Molin, Suênia Izabel Lino


Universidade do Vale do Itajaí


Título da Dissertação Novas tecnologias na educação [manuscrito] : transformações da prática pedagógica no discurso do professor / Suênia Izabel Lino Molin


Publicação 2010.


Arquivo Vinculado http://Siaibib01/pdf/Suenia Izabel Lino Molin.pdf



Assunto Tópico Tecnologia educacional
Educação
Professores -- Formação
Prática de ensino


Notas Dissertação (mestrado) - Universidade do Vale do Itajaí, 2010
Bibliografia: p. 112-123
Orientador: André Luís Alice Raabe
Defendido em Itajaí, em 13 de dezembro de 2010

Resumo : Este estudo objetiva investigar as percepções de professores sobre as transformações ocorridas na prática pedagógica, após sua participação no Curso de Formação Continuada "Introdução à Educação Digital", evento promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional- Proinfo Integrado e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Itajaí - SC no período de 2008 a 2009. Os sujeitos consistiam de um grupo de professores da educação básica atuantes em escolas públicas da rede estadual de ensino, vinculadas à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - Gerência de Educação - GERED/Itajaí. Trata-se de um estudo descritivo, com dados quantitativos e qualitativos, coletados por meio da aplicação de dois instrumentos: questionários pré-curso e pós-curso, este último aplicado após um ano de encerramento do curso. Os dados adquiridos pelo questionário pré-curso foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) e interpretados à luz dos referenciais teóricos que fundamentam o estudo. Já os dados fechados do instrumento pós-curso passaram por um tratamento estatístico simples, com a tabulação de dados e elaboração de gráficos e quadros para a demonstração dos resultados. A análise dos dados se deu mediante as seguintes categorias: a) expectativas referentes ao curso de formação continuada; b) relação do professor com o computador; c) obstáculos para o uso do computador na prática pedagógica; d) objetivos a serem alcançados a partir do curso de formação continuada. A fundamentação teórica aborda questões sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação; legislação relativa à formação docente; estudo exploratório sobre a atuação do professor; a formação continuada dos professores no contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs; informática na educação brasileira; descrição do Proinfo, segundo autores como Almeida (2005), Belloni (2003; 2005), Behrens (2005), Brito e Purificação (2008), Gatti e Barreto (2009), Moran (2008), Kenski (2003; 2010),Tardif (2002), Valente 2005) e outros. Os resultados da pesquisa demonstram que as expectativas prioritárias dos professores participantes do curso de formação continuada estiveram voltadas para o domínio técnico do computador, embora alguns já fizessem uso dos recursos mais básicos deste equipamento na prática pedagógica. Também foi apontado que após a participação no curso, ocorreram transformações na prática pedagógica, com incrementos no uso técnico-pedagógico do computador para introdução de diversos recursos mais avançados. No entanto, a pesquisa também revela que a quantidade de professores que utilizam o computador como ferramenta de ensino ainda é pequena e restringe-se ao laboratório de Informática da escola. Os professores apontam também alguns obstáculos que limitam o uso dos novos recursos tecnológicos na prática pedagógica, tais como: pouco domínio tecnológico; insuficiência de computadores para o trabalho com os alunos; dificuldades para conciliar o horário das aulas com o horário disponível do laboratório de informática; necessidade de formação tecnológica como parte de um processo contínuo e falta de um orientador em informática
Disponível também via World Wide Web, em arquivo pdf
Exigências do sistema: conexão com a Internet, World Wide Web browser e Adobe Acrobat reader
Texto em português com resumo em português e inglês

13 comentários:

Maria Eugênia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Eugênia disse...

Muito bom.... Adorei
O tema é muito importante para a educação, e a leitura foi muito gostosa... Parabéns.

Dany Souza disse...

Ótimo!
Gostei Bastante do texto, agora sei de onde vem todo o conhecimento que nos passa em suas aulas!
Parabéns professora!

Blog da Ude, disse...

gostei muito, a proposta do curso é muito importante para auxiliar aos professores. Parabéns.

Karina Satiro disse...

Para mim é uma honra, como aluna do magistério,ter acesso e oportunidade de ter este curso com uma profissional competente e eficiente como você.Parabéns Suenia.

@dadahallstar disse...

achei realmente incrível toda sua pesquisa, muito bem descrita e muito importante este trabalho para a inclusão digital de todos.Fico muito feliz de estar incluída nesse curso e grata por estar em sua classe... OBRIGADA!!!Tudo ira contribuir na minha carreira.

Sandra Regina disse...

Gostei muito...Obrigado pela oportunidade de participar deste curso, pois ele será de grande importância para meu futuro profissional.

Ketilin disse...

Amei seu trabalho...Sinto-me privilegiada de ter você como professora do curso, e por ter acesso a conhecimentos tão significativos e importantes para meu futuro profissional!

Parabéns!!!

priscila beatriz disse...

Parabens vocÊ é incrivel,estou feliz por poder esta aprendendo com vocÊ...bjos.

jhanethe disse...

gostei muito, de ter a oportunidade de fazer este curso,que no futuro irá me ajudar na minha vida profissional.Parabéns

Ser Critíco disse...

pude perceber que nessa nova geração de alunos, onde desde pequenos começam a utilizar os meios tenológicos, é importante que um professor esteja introduzido,(atualizado)com os meios, pois essa geração só tem acrescer cada vez mais. E um bom professor é aquele que usa o mundo a seu favor.
Obrigada pela oportunidade de realizar esse grande aprendizado.

Lidih Silva disse...

Parabéns pelo trabalho, sua pesquisa está ótima.
É muito bom conhecer pessoas como você!

Gabriela Machado disse...

Amei seu trabalho.
É de suma importancia o curso prestado por alguém como você.