Pages

quarta-feira, julho 12, 2006

Experiências


Esta é a primeira vez que experiencio o trabalho com Projeto de Aprendizagem. Minhas convicções de como ser uma boa professora e de como ministrar um conteúdo com eficiência foram quebradas. Quando, na condição de aluna, foi apresentado a proposta do trabalho com PA fiquei interessantíssima pelo assunto. A experiência em realizar um projeto, usando esta proposta, está sendo gratificante. Faz-me lembrar da máxima que diz: "APRENDEMOS A FAZER FAZENDO".
Os professores que trabalharam no módulo presencial na cidade de Jaraguá do sul foram muito felizes quando iniciaram o projeto pedindo que pensássemos em perguntas que despertassem interesse. Na oportunidade foram levantadas perguntas como:
Por que o navio não afunda?
Como o avião se sustenta no ar?
De onde vem a energia elétrica
Como as ondas se formam?
Como forma o sal no mar?
Após escrever as indagações no quadro negro, os professores comentaram as idéias do grupo dizendo: que as perguntas retratavam o tipo de escola que nos formou e não nos preparou para compreender questões básicas do dia-a-dia. Percebi que os conhecimentos adquiridos não são suficientes para compreender o mundo a nossa volta. Esta experiência proporcionou-me diversas reflexões com relação à escola e à prática pedagógica.
A proposta de trabalho que privilegia questões de investigação, que nascem dos interesses e necessidades dos alunos, é sem dúvida mais produtiva, motivadora e desafiadora.
Trabalhando no projeto "Substâncias Psicoativas", percebo o quanto de conhecimento já adquiri através da pesquisa e das trocas de informações com minha colega de equipe. Partilhamos dúvidas, socializamos novos materiais e traçamos rumos para outras investigações. As trocas são intensas, os professores nos orientam mostrando caminhos, apontando possibilidades e oportunisando reflexões sobre nossas construções durante a pesquisa para que não nos desviemos do foco.
A aplicação das idéias e a organização desse trabalho nos possibilitam construir conhecimentos. A partir das interações com nossos colegas e professores, tornamo-nos verdadeiros pesquisadores (cientistas autônomos) e ativos, dentro de um espírito de cooperação e respeito mútuo.
Essas experiências mudaram meu planejamento, estou revendo minha prática pedagógica e meus métodos de trabalhar com o conhecimento sistematizado.

0 comentários: