Pages

quinta-feira, julho 06, 2006

Salto para o Futuro


Divido uma experiência com quem visita este espaço.

Na próxima semana estarei trabalhando com os professores da educação básica a série do Programa Salto para o Futuro: Novas Formas de Aprender: Comunidade de Aprendizagem. Para minha surpresa, a procura pelo curso foi maior do que o número de vagas oferecidas. Este fato me levou a indagar os professores que não conseguiram inscrição e demonstraram decepção, por que queriam tanto participar desta série. Grande parte dos professores responderam: Tinham expectativas de aprender formas diferentes de trabalhar na sala de aula, falaram que o título da série era interessante e atual. Outros ainda disseram que queriam participar por ser um assunto importante para os professores, e tinham expectativa de aprender formas mais interessantes para ensinar pois a falta de tempo, devido a carga horária intensa e o baixo salário não permitiam a participação em cursos especializados.
Analisando as respostas e refletindo as diversas falas onde dizem: Os professores não querem mudar, são acomodados, tem medo de romper com o tradicional, não atualizam-se porque não querem etc, percebo que a realidade não é bem essa. Há um grupo de professores cedentes por capacitação, em atualizar a prática pedagógica. Porém , o que notamos é que os professores não dispõem de materiais adequados para o trabalho e os sistemas educacionais não oferecem formação contínua fazendo com que os docentes revejam sua formação e atuação pedagógica. O que vocês pensam?

3 comentários:

Bilacast disse...

Oi Su,

Penso que Sim. O número de professores que vem querendo crescer, é cada vez maior, uma vez que está realmente interessado em trabalhar de uma forma signiticativa e que dê bons resultados.Porém algumas vezes é podado. O tempo também é um impasse e não só a falta de dinheiro... percebo isto, agora fazendo o nosso curso. Conforme comentei no blog da Janete B. acredito que se as atividades para a semana fossem colocadas na agenda dentro do ambiente, ou nos informadas por e-mail, o tempo que perdemos procurando, poderíamos converter em:
participação e interação nos blogs,
mais pesquisa (leitura)para desenvolver o PA,
leitura e interação dos projetos dos colegas e
a atividade solicitada,
pois isto para mim é o mais Importante (ou então pra mim não ficou bem claro o objetivo do nosso curso).
Abraços
Fabiula

NTE São Bento do Sul/SC disse...

Oi Su...
To com saudades de você minha amiguinha...
Quanto ao texto, concordo com vc e a Fabiula, estamos passando por um momento em que precisamos mudar nossas aulas. Elas precisam ficar mais atraentes, mais prazerosas... Nossos alunos não são mias os mesmos... precisamos urgentemente mudar... Que bom que o Salto pro Futuro pode proporcionar esta reflexão...e quem sabe esta mudança...
Um beijão
Vivi

Beatriz disse...

Oi Gurias, o fator tempo é realmente um grande problema, principalmente qdo não se sabe gerenciar o pouco tempo que temos. Lembro de um prof do meu curso de graduação que entrou em nossa turma de novatos e perguntou quem já trabalhava. Entre esses eu levantei a mão e eles nos convidou para uma conversa. Qual não foi a surpresa qdo ele nos convidou para um trabalho de pesquisa como bolsistas, dizendo que os que tem pouco tempo sempre sabem arrumar mais prque são obrigados a se programar. E não é verdade? Tu não és o próprio exemplo?
Um abração
Bea