Pages

terça-feira, julho 25, 2006

Acessibilidade Digital

Quarta-feira, dia 26/07 estarei trabalhando no curso de pós-graduação em Educação Especial com a disciplina: "Acessibilidade Digital".
Visando despertar o interesse dos alunos pelo tema Inclusão Digital e Acessibilidade, entregarei um texto para leitura e debate buscando perceber o que elas sabem sobre o tema e quais os assuntos que lhes disperta maior interrese.
Reflexão: A educação formal é um ambiente favorável à inclusão digital. A escola faz parte da comunidade e sofre influência da educação informal, por isso não podemos separar as duas realidades. É preciso pensar a inclusão digital no âmbito da educação formal, considerando os vários atores envolvidos: professores, alunos, especialistas e comunidade. Não é apenas o ensino de informática na escola, muito menos se restringe a simples acesso a computadores. Envolve a tarefa de repensar a inserção das TIC no processo de construção de conhecimento através de acesso, colaboração, comunicação, representação e autoria.
Autonomia do aprendizado significa o aprendizado que ocorre por iniciativa de quem aprende, sem que ele seja obrigado a recorrer à escola ou a outras instituições de ensino. As TIC facilitam a aprendizagem autônoma, isto é,as pessoas aprendem e adquirem autonomia no aprender. A inclusão digital, em função das posibilidades que oferece às pessoas portadoras de deficiência, tem uma importância maior para essas do que para as demais. Acesso deve ser compreendido não como o acesso à rede de informações, mas também a equipamentos e programas adequados, e ainda como a eliminação de barreiras arquitetônicas, de comunicação e de acesso físico.

1 comentários:

Daniela Hoffmann disse...

Suenia,

não sei se te lembrarás de mim: sou a Daniela, tutora do PROA.
Estive em contato com vocês na etapa presencial e me afastei para acompanhar outra turma. Agora (02/08), estou de volta!
Lendo tua postagem, lembrei de uma oficina divulgada na internet sobre Inclusão digital.
Conheces?
E também fiquei curiosa para saber como foi o trabalho no curso de pós-graduação em Educação Especial.
Podes contar como foi?
[ ] s
Daniela