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quarta-feira, julho 19, 2006

Reflexões

Lendo o texto, conteúdos: Para que? Porque? e outros escritos sobre currículo , trouxe para este espaço uma pequena reflexão sobre grade curricular .
Pensar em grade curricular nos remete a pensar "se ninguém gosta de grades, quem se dispõe a romper com aquelas que freiam o currículo"?
As grades incomodam em qualquer espaço social, pois elas significam de alguma maneira uma redução de nossa liberdade implicando em limitações. É bem o caso quando isolamos saberes, dentro de disciplinas definidas. Neste caso, o currículo é visto como sinônimo de um conjunto de conhecimentos determinados, que se enquadram em disciplinas "cientificamente" predefinidas e delimitadoras de tudo que será ou não vivido por estudantes. Quando se ópta por trabalhar com projetos de aprendizagem tem-se a oportunidade de fugir da idéia de seguir sequência de conteúdo/grade curricular.
A organização curricular por meio de PA propicia estratégias para trabalhar com o conhecimento escolar, dispondo os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que se organizam no cotidiano dos alunos. Facilitando a construção de seus conhecimentos e o tratamento da informação procedentes dos diferentes saberes em conhecimento próprio.
Neste sentido a prática pedagógica passa a ser planejada a partir dos interesses e necessidades dos alunos.
É salutar discutir a flexibilização do currículo como forma de possibilitar aprendizagens que venham de encontro aos os interesses dos alunos, tendo como valor principal a participação dos envolvidos. Neste sentido, torna-se necessário mudanças metodológicas, tais como: trabalho cooperativo entre professores, expansão da idéia de aula e de sala de aula.

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