Pages

domingo, setembro 17, 2006

A CONDIÇÃO HUMANA

Um dos livros mais interessantes que estou relendo intitula-se The Web of Life - A New Scientific Understanding of living Systems -Fritjof Capra, ed. Cultrix, 1996.
A Teia da Vida, entre tantas explanações maravilhosas, na página 229 fala sobre A Condição Humana.
"Os seres humanos evoluiram a partir dos macacos do sul que caminhavam eretos por volta de dois milhões de anos atrás. A transição de macacos para seres humanos, como aprendemos, foi acionada por dois desenvolvimentos ditintos: o desamparo de bebês nascidos prematuramente, os quais requeriam famílias e comunidades que lhes dessem apoio, e a liberdade das mãos para fazer e para usar ferramentas, que estimularam o crescimento do cérebro e podem ter contribuido para a evolução da linguagem...
O papel crucial da linguagem na evolução humana não foi a capacidade de trocar idéias, mas o aumento da capacidade de cooperar.
À medida que a diversidade e a riqueza das nossas relações humanas aumentavam, nossa humanidade - nossa linguagem, nossa arte, nosso pensamento e nossa cultura - se desenvolviam. Ao mesmo tempo, desenvolvemos a capacidade do pensamento abstato, a capacidade para criar um mundo interior de conceitos, de objetos e de imagens de nós mesmos. Gradualmente, à medida que esse mundo interior se tornava cada vez mais diversificado e complexo, começamos a perder contato com a natureza e a nos transformar em personalidades cada vez mais fragmentadas.
Desse modo, surgiu a tensão entre totalidade e fragmentação, entre corpo e alma, que tem sido identificada como a essência da condição humana por poetas, filósofos e místicos ao longo dos séculos. A consciência humana criou não apenas as pinturas rupestres de Chauvet, o Bhagavad Gita, os Concertos de Brandenburgo e a Teoria da Relatividade, mas também a escravidão, a queima das bruxas, o Holocausto e o bombardeamento de Hiroxima.
Dentre todas as espécies, somos a única que mata seus semelhantes em nome da religião, do mercado livre, do patriotismo e de outras idéias abstratas".
Pergunto a você que lê esta minha página:
Diante das atrocidades cometidas em nome de um messias, que diariamente assistimos pela TV, como será que um deles, Jesus Cristo, se manifestaria?
Na Bíblia está registrado que este Jesus um dia retornará. Muitos são os que aguardam esta nova vinda gloriosa.
Sabe o que eu penso sobre essa hipotética segunda vinda de Jesus Cristo?
A primeiríssima coisa que ele determinaria seria a extinção de todas as religiões!
Concorda?

1 comentários:

Beatriz disse...

Oi Suênia fiquei feliz de que tenhas gostado do Teia da Vida do Capra. Ele é realmente muito bom.Interessante que ele é um físico com um sentido ecológico de mundo e universo muito forte. Ele nos introduz em um conhecimento de sistemas em rede que nos ajudam a entender melhor o mundo.
Já que gostastes dele, lestes o Ponto de Mutação? Ele tb é excelente. Há um vídeo maravilhososo com o conteúdo do livro. Tb se chama Ponto de Mutação.
vais gostar muito e deve haver em locadoras da tua cidade.
Um abraço
Bea