Pages

domingo, setembro 10, 2006

Projeto de Aprendizagem



Faz algum tempo que não escrevo neste espaço, minha atenção esteve voltada para meu PA. Foi um trabalho gratificante e motivador. Cheguei à conclusão que as razões que levam algumas pessoas a usarem substâncias psicotrópicas é uma questão muito mais complexa do que inicialmente imaginava. Longe de esgotar o assunto, avalio meu trabalho como sendo um grande avanço em relação ao conhecimento que acumulava há meros três meses.
Assimilei um novo modo de aprender, constatei na prática a eficácia de se trabalhar com um PA. Formular questões, buscar justificativas, coordenar informações, mapear conceitos, interagir com professores e colegas , manipular ferramentas eletrônicas de aprendizagem, pesquisar na web, entre outras, são atividades que nos fazem sentir neocientistas, capazes de iniciar a fascinante aventura da construção do próprio conhecimento.
Como Piaget comprovou na nova ciência que criou, a Epistemologia Genética, o sujeito humano é um projeto a ser construido, camada sobre camada. Assim também se deu comigo: dia após dia, no decorrer de minhas pesquisas e interações, sentia que minhas dúvidas temporárias mudavam para novas certezas provisórias.
Sabemos pela botânica, que para determinar a idade de uma árvore basta contar os anéis de seu tronco. Cada anel correnponde a um ano de sua vida. Essa vida pode ser traduzida pela interpretação desses anéis: invernos longos e rigorosos, queimadas, alimento farto, etc.
Um grande pinheiro tem uma longa história, múltiplos anéis, muitas camadas de conhecimento.
Analogamente, penso que estar diante de um sábio é como deparar-se com uma grande árvore, cuja sombra nos conforta e cujos frutos nos alimentam.

2 comentários:

Daniela Hoffmann disse...

Suênia,

que bom que estás te sentindo uma cientista, investigando e aprendendo!

Queria entender melhor o que quiseste dizer com "Assimilei um novo modo de aprender, constatei na prática a eficácia de se trabalhar com um PA."...
Acredito que estejas fazendo uma comparação com um "antigo modo de aprender", mas, não tenho certeza se foi isso que quiseste dizer...
Podes me esclarecer?

[ ] s
Daniela

Daniela Hoffmann disse...

Suenia,

acabei de ler teu comentário no meu blog (13/09/06, 15h45min).

Gostei muito da metáfora entre o maestro e o músico!
É importante saber que estás aprendendo outro(s) jeito(s) de pensar e de ser estudante...
Essa nova música que estamos compondo no decorrer do curso parece que vai ser sucesso! ;o)

[ ] s
Daniela